O que é IFTTT? Você sabe como ele funciona?

Redes sociais, armazenamento em nuvem, sites de previsão do tempo… Existem plataformas que fazem de tudo na internet, cada uma com uma função específica. Mas você já pensou em unir o serviço de cada uma delas para ter funções completas? E em automatizá-los para fazer tudo para você automaticamente?

Essa é a proposta do IFTTT: fazer a internet trabalhar por você. A plataforma conecta, pela internet, diferentes serviços (apps e dispositivos que você usa diariamente) por meio de comandos. Assim, você pode ter uma experiência nova, prática e automatizada.

O que é IFTTT

IFTTT é uma plataforma que promete fazer a internet trabalhar por você

A conexão de serviços baseada em IoT (Internet das Coisas) é feita a partir do conceito que dá nome a plataforma: “IF This, Then That”, que em português ficaria “Se isso acontecer, então faça aquilo“. Essa premissa simples permite que se faça uma infinidade de coisas integrando serviços conectados à internet.

IFTTT é uma plataforma grátis que te ajuda a fazer mais com todos os seus aplicativos e dispositivos.

É possível fazer, por exemplo, com que se a sua câmera de segurança detectar um movimento, um e-mail seja enviado para você, sem nenhuma complicação.

Quer saber como fazer isso e facilitar a sua vida? Vamos lá!

Como funciona o IFTTT

Pode parecer difícil de entender, mas o sistema é muito simples e não requer conhecimento algum em programação. As funções disponíveis, chamadas no IFTTT de “receitas”, são combinações entre comandos (se isso acontecer) e ações (então faça aquilo). Essas funções tem esse nome justamente por parecerem receitas de culinária, que detalham, passo a passo, o que cada serviço e dispositivo deverá fazer de acordo com o que você precisa.

Com alguns exemplos de receitas você consegue entender melhor o que a ferramenta pode fazer por você:

  • Não esqueça o guarda-chuva

    Um simples aviso pode salvar seu dia de ir por água abaixo

    Não esqueça o guarda-chuva: receba uma notificação no seu celular para não esquecer de colocar seu guarda-chuva na bolsa caso a previsão do dia seguinte seja de tempestades.

  • Encontre seu celular: perdeu seu celular pela casa enquanto ele estava no modo silencioso? Envie uma mensagem escolhida por você que o fará aumentar o volume ao máximo para encontrá-lo.
  • Salve suas fotos automaticamente: não se preocupe em pedir as fotos que seus amigos fizeram naquela festa. Tenha todas as fotos em que você foi marcado no facebook salvas na sua galeria do Google Drive automaticamente.
  • Necessário, somente o necessário: use seu dispositivo de automação residencial com o IFTTT para que seu ar condicionado acione apenas quando a temperatura estiver acima dos 23º.

Viu só? Não há limites para quantas receitas você pode usar. Existem mais de um milhão de receitas sendo usadas diariamente na plataforma. As possibilidades de comandos estão presentes em mais de 500 serviços diferentes, entre eles aplicativos, sites, celulares e equipamentos de automação. As receitas são grátis, e além disso, você pode criar as suas próprias de acordo com suas necessidades. Basta seguir o modelo “Se isso acontecer, então faça aquilo” selecionando os serviços e ações que deverão ser feitas. Nada de programação!

Como começar a usar?

O cadastro é fácil: você pode baixar o app IFTTT no seu smartphone e conectar-se com sua conta Google ou Facebook. Uma vez no aplicativo – que também possui uma versão web – você tem acesso ao “cardápio” de receitas de pessoas do mundo inteiro para escolher. É possível pesquisar por um serviço, função desejada ou até então criar sua própria receita e compartilhá-la.

Como começar a usar IFTTT

Escolha suas receitas e ligue-as para automatizar o que quiser

Uma vez escolhida a receita desejada, você tem uma breve explicação de como ela funciona e do que precisa para ser executada. Dadas as permissões necessárias, basta ativá-la e pronto! Agora é só deixar que suas receitas façam as coisas para você!

Gostou das dicas? Assine nossa newsletter para saber sempre das principais novidades no mundo da automação e tecnologia!


Leia também:
Tudo sobre o Google Home
Bluelux com Alexa: apague as luzes por comando de voz

Compartilhe o conteúdo deste artigo em suas redes sociais:

Menu