Automação residencial: você sabe o que é?

A automação residencial, ou domótica, fornece acesso para controlar ou agendar o acionamento automático de diferentes dispositivos em sua casa a partir de smartphones, tablets ou computadores.

Muito se fala sobre casas inteligentes e o uso da tecnologia para melhorar a vida das pessoas. A automação residencial é fundamental nesse assunto, e permite que as tecnologias desenvolvidas possam ser usadas em casa, no cotidiano. Ainda mais hoje, que todo mundo está com pressa e quer mais facilidade, ter uma casa automatizada pode ajudar muito. Conheça melhor a automação residencial e saiba como o seu lar pode se tornar mais produtivo e pró-ativo:

O que é automação residencial?

Em uma definição mais ampla, automação está relacionada ao agendamento de eventos aos dispositivos automatizados em uma mesma rede. Esse agendamento pode incluir comandos programados por horário, como por exemplo, ligar suas luzes às 8 da noite usando o app Bluelux. Também pode ser feito o agendamento com base em condições, como ligar o ar condicionado caso a temperatura esteja superior a 25º. Dessa forma, automatizar representa uma forma mais ampla e inteligente de realizar comandos em dispositivos. A Automação Residencial, por sua vez, torna possível aumentar ainda mais o conforto em residências. A possibilidade de monitorar e controlar dispositivos remotamente, não se preocupar com certas tarefas domésticas e ainda economizar energia torna a inovação altamente viável para casas.

O que eu posso automatizar?

automação residencial no smartphone

O controle de dispositivos na residência com automação residencial pode ser feito por um smartphone.

Basicamente, qualquer equipamento que possa ser ligado a uma rede. Portões, iluminação, sistemas de irrigação de jardim, som ambiente, ar condicionado, câmeras de segurança, sensores de presença… É possível ligar todos esses equipamentos a uma rede e, por meio da Internet das Coisas, também realizar o controle mesmo quando você não estiver em casa. Com tudo interligado, sua casa pode ficar ainda mais confortável, segura e com funcionamento personalizado de acordo suas preferências.

O que é preciso instalar na minha casa?

Módulos de automação Bluelux

Módulos para automação sem fios.

Normalmente, equipamentos de automação residencial possuem módulos com ou sem fio para serem instalados na sua casa. No caso da Bluelux, oferecemos módulos que podem ser instalados facilmente sem a necessidade de reformas.

Como a automação pode me ajudar a economizar energia?

Iluminação e plantas

O controle da iluminação pode contribuir com a economia de energia.

Com os acionamentos inteligentes, a automação residencial apresenta um grande potencial de reduzir o custo das suas contas de luz. Apagar as lâmpadas automaticamente e controlar o acionamento do ar condicionado, por exemplo, são medidas simples que fazem grande diferença no fim do mês. Além de garantir maior conforto, automatizar sua casa, no fim das contas, é investir em economia.

 

A Bluelux oferece uma solução de automação acessível que pode ser instalada por qualquer eletricista. Com a vida cada vez mais corrida, a automação residencial ajuda a facilitar as coisas para você. Conheça a Bluelux e automatize suas lâmpadas e equipamentos eletrônicos com todas as vantagens que agora você já conhece. Se você quiser começar a ter tudo isso na sua casa, acesse nossa loja e confira nossos produtos.

Compartilhe o conteúdo deste artigo em suas redes sociais:

Menu