Como fazer um circuito com interruptor paralelo (three way)?

Este tutorial irá te ajudar a aprender como montar um circuito com interruptores paralelo, também conhecidos como interruptores three way, 3way ou três vias. A fiação é um pouco mais complicada do que um interruptor tradicional, mas explicaremos com um passo a passo como realizar as conexões. Quando tudo estiver pronto, você poderá controlar um mesmo ponto de luz de dois interruptores diferentes, por exemplo, um interruptor pode estar próximo à cabeceira da cama e outro na entrada do quarto. 

O interruptor paralelo é diferente do interruptor tradicional, ele possui três terminais, ou bornes, em sua parte de trás.


Os três terminais encontrados na parte de trás de um Interruptor Paralelo

Montando a fiação de um interruptor de luz paralelo

Com um par de interruptores paralelo, qualquer um dos dois interruptores pode unir ou interromper a conexão que completa o circuito de luz. Toda a fiação de um projeto de circuito com interruptores de luz paralelos pode ser concluída em poucas horas, se você não precisar fazer nenhuma remoção e reparo da parede ou drywall.

Diagrama 3D exemplificando a disposição de dois Interruptores Paralelos em um cômodo

Ferramentas recomendadas para instalar um interruptor paralelo

Saiba quais são as ferramentas recomendadas para realizar a instalação de um interruptor paralelo.

  • Chave de fenda
  • Alicate de ponta fina
  • Testador de tensão sem contato
  • Descascador de fios / cortador

Materiais recomendados para instalar um interruptor paralelo

  • Cabo elétrico com bitola de 1,5 mm
  • 2 x Interruptores paralelo (three way)
  • Conectores de torção

Instruções:

Atenção! Será necessário passar dois fios de retorno entre os dois interruptores que serão utilizados, então deve haver um conduíte entre os dois interruptores ou os dois fios devem ser roteados de um interruptor ao outro. Utilize conectores de torção sempre que necessário para unir dois fios.

Aviso! Só execute a instalação de um circuito elétrico caso você seja um profissional devidamente capacitado.

  • Desligue o circuito correspondente no seu painel elétrico.
  • Serão necessárias duas caixas elétricas para os dois interruptores. Portanto, caso ainda não esteja instalada, adicione uma caixa elétrica 2×4 para o segundo interruptor paralelo. Dependendo da situação de sua instalação atual, talvez você também precise substituir a caixa elétrica do interruptor existente por uma maior para acomodar os fios extras para o interruptor paralelo.
  • A Fase do circuito de iluminação deve ser conectada ao terminal central do primeiro interruptor.
  • Os terminais laterais do primeiro interruptor devem ser conectados com um fio de Retorno a seu equivalente no segundo interruptor. Ou seja, o Terminal à Esquerda do primeiro interruptor deve ser conectado com um primeiro fio de Retorno ao Terminal à Esquerda do segundo interruptor.
  • O Terminal à Direita do segundo interruptor deve ser conectado com um segundo fio de Retorno ao Terminal à Direita do segundo interruptor.
  • Terminal Central do segundo interruptor deve ser ligado ao fio de Retorno de Fase que conectará os interruptores às lâmpadas.
  • O outro terminal da lâmpada (fio azul) deve ser ligado a um fio de neutro.

Pronto! Agora você já pode ligar e desligar um mesmo conjunto de lâmpadas de dois interruptores diferentes


Veja como deve ficar o circuito final:

Circuito elétrico final para a instalação de dois interruptores paralelos

Existe uma maneira mais fácil?

Sim! Com o Bluelux Pro.

Bluelux Pro é um produto que se conecta ao seu interruptor simples já instalado. Ele cria um novo interruptor paralelo virtual em seu smartphone!

Método 1: Criar um interruptor paralelo no Smartphone

De simples instalação, pode ser instalado por todo eletricista. Ele pode ser embutido na caixa de passagem de fios ou sobre o forro de gesso. O aplicativo Bluelux se conecta diretamente ao módulo Bluelux Pro! Ele permite que a iluminação possa ser ligada e desligada tanto pelo interruptor simples já instalado quanto pelo aplicativo Bluelux!

Desta maneira, é possível adicionar mais um comando para a luz em seu smartphone além do interruptor tradicional que continua a funcionar normalmente!

Circuito para conectar o Bluelux Pro com um interruptor tradicional

Método 2: Utilizando interruptores do tipo pulsador

Um botão pulsador é o tipo de interruptor geralmente utilizado em campainhas. Eles também podem ser utilizados para controlar a automação e são muito utilizados em Automação Residencial. Clique aqui para saber mais sobre Interruptores do tipo Pulsador.

Caso utilize Interruptores do tipo Pulsador e um módulo Bluelux, você criar de uma maneira super simples um circuito com N Interruptores do tipo pulsador que ligam e desligam o mesmo circuito de iluminação.

Basta ligar um fio de fase em cada um dos Pulsadores e o Retorno de Fase de todos no mesmo fio Vermelho do módulo Bluelux. Depois disso, basta configurar pelo aplicativo que este módulo está conectado a Interruptores Pulsadores que o circuito já estará funcionando!


Circuito para conectar o Bluelux Pro com N Interruptores do tipo Pulsador
Configuração do módulo que deve ser realizada no aplicativo Bluelux para poder utilizá-lo em conjunto com Pulsadores

Gostei do Bluelux! É possível adicioná-lo a um circuito de Interruptores Paralelos já existente?

É possível sim! Caso você já utilize dois interruptores paralelos em um cômodo e queira adicionar mais um ponto de controle para as suas lâmpadas sem alterar o seu circuito elétrico, basta conectar um módulo do Bluelux Pro ao Retorno de Fase de seus interruptores paralelos para pode controlar este circuito pelo aplicativo também!


Circuito para conectar o Bluelux Pro com Interruptores Paralelos já instalados


Leia também:
Você sabe o que é um pulsador?
O que é um interruptor paralelo?

Compartilhe o conteúdo deste artigo em suas redes sociais:

Menu