Você sabe o que é um pulsador?

Seja para acender e apagar as luzes ou ligar um equipamento, você aperta botões todos os dias, o tempo inteiro. Mas você já reparou que o acionamento de um interruptor e de uma campainha são diferentes? Cada tipo de acionamento tem a função de controlar algo, e os pulsadores fazem isso de uma forma muito útil para a automação. As vantagens em usar um pulsador em seu projeto são muitas!

Qual a diferença entre interruptor e pulsador?

Interruptor

Em interruptores, cada posição representa um único estado (ligado ou desligado).

Um interruptor nada mais é do que um dispositivo com duas posições (ligado ou desligado). Assim como você faz para acender as luzes, os interruptores têm um mecanismo simples constituído por um par de contatos elétricos que se separam mecanicamente para interromper a passagem de corrente. Assim, o interruptor tem duas posições que só mudam quando você faz um novo acionamento.

Os pulsadores nada mais são do que um tipo de interruptor. A diferença está na forma de acionamento: o pulsador só muda a posição dos contatos elétricos enquanto você está fazendo o acionamento, e depois retorna para sua posição normal. Ou seja, os contatos se fecham somente enquanto o seu dedo está apertando o botão, realizando o comando apenas por um pulso. Essa diferença é pequena e pode parecer insignificante, mas traz possibilidades enormes para a automação dos seus projetos.

Pulsador

Exemplo de botão pulsador

Como usar pulsadores na automação residencial

Os pulsadores, também conhecidos como push-buttons, são usados em sistemas de interfones, alarmes e centrais de porteiros eletrônicos com muita frequência. O acionamento por pulso unido à automação permite uma variedade de comandos a partir desse tipo de interruptor.

Por exemplo, você pode definir que um pulso acenda uma lâmpada e dois em seguida a apague, por exemplo. As possibilidades são das mais variadas, e no caso da Bluelux, você pode ao mesmo tempo ter todo o controle da iluminação do celular e também pelos seus pulsadores.

App bluelux

Com o app Bluelux você pode acionar sua iluminação com apenas um toque no celular

O Bluelux PRO dimmer controla a intensidade de brilho de lâmpadas dimerizáveis pelo app. No entanto, ao usar um pulsador como interruptor, você também pode realizar esse mesmo controle manualmente:

  • Apertando uma vez você acende suas lâmpadas
  • Apertando e segurando o botão você aumenta gradativamente o brilho, podendo parar na intensidade desejada soltando-o
  • Apertando o botão pela segunda vez você apaga as lâmpadas

Viu só? Com um único pulsador você consegue realizar três (ou até mais) funções diferentes!

Faça mais gastando menos

Um pulsador não tem preços tão diferentes se comparados aos de um interruptor comum, mas ainda assim permite que você possa explorar muito mais o potencial de acionamentos no seu projeto. Os pulsadores te permitem:

  • Definir comandos especiais, também conhecidos como comandos “macro” conforme o número de toques ou tempo com o botão acionado.
  • Reprogramar o que cada comando significa a qualquer momento junto a sua central de automação.
  • Usar menos fios nas instalações. Com a possibilidade de usar cabos de rede, por exemplo, os pulsadores podem ser instalados em paralelo com apenas dois fios, quantidade menor em relação aos à usada em interruptores comuns. Ou seja: você economiza em fiação ao escolher usar um pulsador.

Com essas vantagens, automatizar uma casa fica muito mais prático e simples. Clique aqui e saiba mais sobre como valorizar seu projeto com o uso automação.

Se você procura facilidade e múltiplas possibilidades de acionamento, usar um pulsador é a escolha certa! Com este dispositivo de acionamento fica mais fácil, simples e barato controlar sua casa de forma personalizada e integrada a sistemas de automação. Conheça os produtos Bluelux e facilite ainda mais o acionamento da sua iluminação e equipamentos eletrônicos!

Compartilhe o conteúdo deste artigo em suas redes sociais:

Menu