O que é um interruptor paralelo?

O interruptor paralelo, também conhecido como three way, ou três vias é utilizado para ligar ou desligar uma mesma lâmpada de dois lugares diferentes. Assim, uma sala com duas entradas, pode ter um interruptor próximo a cada porta e ambos irão ligar a desligar as mesmas lâmpadas que iluminam esta sala. Por este motivo, o interruptor paralelo deve ser adquirido sempre em pares. São necessários dois interruptores paralelos para se completar um circuito paralelo.

Imagem da parte de trás de um Interruptor Paralelo

Qual a diferença de um interruptor paralelo para um interruptor simples?

O interruptor paralelo é diferente do interruptor tradicional, ele possui três terminais, ou bornes, em sua parte de trás. Ele obrigatoriamente possui três parafusos de conexão. O fio de Fase e o do Retorno de Fase são ligados no pino do meio do de cada interruptor paralelo.

Os três terminais encontrados na parte de trás de um Interruptor Paralelo

Caso tenha interesse em substituir um interruptor por interruptores paralelos, lembramos que será necessário adquirir uma nova caixa elétrica 4×2 e os fios para ligar os dois interruptores paralelos.

Existe uma alternativa que dispense rotear fios ou instalar uma nova caixa elétrica?

O Bluelux Pro é um produto que se conecta ao seu interruptor simples já instalado. Ele cria um novo interruptor paralelo virtual em seu smartphone!

Aplicativo Bluelux e módulo Bluelux Pro

De simples instalação, pode ser instalado por todo eletricista. Ele pode ser embutido na caixa de passagem de fios ou sobre o forro de gesso. O aplicativo Bluelux se conecta diretamente ao módulo Bluelux Pro! Ele permite que a iluminação possa ser ligada e desligada tanto pelo interruptor simples já instalado quanto pelo aplicativo Bluelux!

Uso do aplicativo Bluelux para controlar a iluminação de um ambiente pelo smartphone


Leia também:
Como fazer um circuito com interruptor paralelo (three way)?
O que são lâmpadas dimerizáveis?
O que é um dimmer?

Compartilhe o conteúdo deste artigo em suas redes sociais:

Menu