Iluminação para cada ambiente da casa

Uma boa iluminação é uma das características do design que hoje em dia que não podemos viver sem. Ela é um dos elementos mais importantes no projeto. No entanto, a maioria das casas ainda são mal iluminadas ou então possuem tanta iluminação que o seu espaço poderia ser utilizado como pista de pouso para um avião.

Nós gostaríamos de te mostrar algumas maneiras simples de descobrir não só a quantidade de luz necessária em um espaço, mas o tipo de iluminação que você precisa.

Para começar, determine com qual propósito o ambiente da casa será utilizado. Há quatro tipos básicos de iluminação que irá ajudá-lo a entender como a iluminação é usada. Às vezes você pode usar mais de um tipo de iluminação para o cômodo.

ILUMINAÇÃO AMBIENTE

Esta é considerada a iluminação geral. Ela inclui luzes embutidas, iluminação intradorso, iluminação direcionada, arandelas, lustres e pendentes.

ILUMINAÇÃO ESPECÍFICA

É o tipo de iluminação que é usada para tarefas específicas como: cozinhar, trabalho de escola ou escritório, leitura, enfeite.

Esse tipo de iluminação deve tornar mais fácil a visualização das coisas em que você está trabalhando. Algumas iluminações específicas aparecem na forma de candeeiros de lâmpadas, pendentes ou iluminação sob-armário.

ILUMINAÇÃO DE REALCE

É usada para destacar um objeto ou uma área de interesse arquitetônico. A iluminação de realce é normalmente cerca de três vezes mais brilhante do que a iluminação ambiente.

LUZ NATURAL

Esta é a luz que vem das janelas, portas ou claraboias. Ela pode variar em brilho por causa do tempo e hora do dia.

A FÓRMULA PARA ILUMINAÇÃO

Como regra geral, existe uma fórmula para calcular a quantidade de luz que você precisa em um quarto:

Largura do cômodo x Comprimento do cômodo x 3,2 = Quantidade de potência em iluminação LED para iluminar um ambiente

Então se você tem um cômodo de 5 metros de largura x 4 metros de comprimento, em uma sala ampla, por exemplo, multiplique por 3,2 e o resultado será 64 watts (em iluminação LED) , que é o a potência necessária aproximada para iluminar adequadamente a sua sala.

Para chegar a um bom resultado, você pode dividir a iluminação em mais de uma fonte. Quatro lâmpadas LED de 16 watts cada ou duas lâmpada LED de 32 watts bem distribuídas seriam suficiente para a iluminação da sala.

ILUMINAÇÃO EM CADA AMBIENTE

Entrada ou Sala de entrada

No cômodo de entrada da casa, tente pendurar uma luminária semi nivelada ou um lustre no teto. Meça a largura e a profundidade do cômodo e os considere na hora da compra. O diâmetro do lustre não deve exceder a soma da largura e do comprimento da sala dividido por 10, (5m + 4m = 9m) para que o diâmetro do candelabro seja mais largo do que 90cm.

Nós te demos a fórmula para descobrir a potência – por isso não se esqueça de calculá-la também. Se sua sala de entrada é pequena, tente uma luz pendente, duas arandelas de parede ou até duas lâmpadas de buffet em uma mesa lateral de uma entrada convidativa.

Corredor ou Escadaria

Um pendente é uma grande fonte de iluminação em uma escadaria. No que diz respeito ao corredor, deve haver uma fixação a cada 2,5 a 3 metros. As luzes de corredor mais utilizadas são niveladas ou semi niveladas. Para um visual diferente, tente arandelas de parede que lavam as paredes com luz para um efeito dramático.

Cozinha ou Sala de Jantar

Cozinhas precisam de uma iluminação geral brilhante, bem como uma boa iluminação específica. Se você deseja colocar pendentes sobre um balcão central, eles devem estar cerca de um metro acima da superfície do balcão central. Apenas certifique-se de que as luzes não fiquem penduradas perto demais das portas dos armário, caso contrário, você pode não ser capaz de abri-los totalmente.

Digamos que o seu balcão central possui um metro e meio de comprimento e você quer três pendentes sobre ele. Assim, o pendente de centro deve ficar no meio. Os pendentes finais devem estar a 25cm de uma extremidade e a 125cm na extremidade oposta.

Para a preparação de alimentos, tente uma iluminação direcionada específica. Quando você instalar as luzes sob seu balcão, certifique-se de direcioná-la para a frente do armário, obtendo assim uma iluminação máxima.

Se você tem uma área com uma mesa ou sala de jantar, um candelabro (não mais de ½ a ¾ da largura do diâmetro da mesa) com no máximo de 30 watts de potência (em iluminação LED) deve fazer o truque. O lustre deve ser pendurado entre 75 a 80 centímetros acima da superfície da mesa. Instale sempre um dimmer/Bluelux Pro para lustres de alta potência e pendentes, de modo que você possa controlar a quantidade de luz necessária.

Banheiro e Iluminação para maquiagem

Além da cozinha, o banheiro é lugar em que uma iluminação excelente é essencial para a execução de tarefas pessoais. Seja qual for o seu estilo, a iluminação para o banheiro tornou-se uma parte principal do design de banho. A melhor maneira de iluminar um banheiro é com arandelas acima do espelho (1, 2, 3 ou 4 arandelas de luz servem).

Também é possível montá-los em ambos os lados do espelho. Uma boa regra é manter o tamanho da iluminação em proporção com o tamanho dos espelhos. Seu banho provavelmente vai exigir alguma forma de iluminação de teto. Para uma iluminação com qualidade de spa, tente um lustre que combine com as outras iluminações.

Você também pode usar uma luminária de teto. Pense sobre a adição de um dimmer/Bluelux para aqueles momentos em que você almeja uma experiência especial de spa. Ela pode realmente definir o humor para um bom banho.

As áreas de estar – Sala, Quarto Familiar

A maioria das áreas de estar da casa requer uma iluminação adequada para leitura ou outras tarefas. Além disso, algumas luzes de baixo nível e que não causem ofuscamento são necessárias para assistir televisão. Para descobrir o quanto de iluminação que você vai precisar no espaço, basta seguir a fórmula apresentada anteriormente.

Certifique-se de que você tem iluminação adequada para leitura e outras tarefas. Você pode usar lâmpadas dimerizáveis junto com o Bluelux, que lhe dará uma ampla gama de iluminação. Confira aqui ideias de iluminação para a sala de TV.

Tente manter as lâmpadas proporcionais aos lugares em que estão enroscadas. A parte inferior do abajur deve estar ao nível dos olhos quando você estiver sentado. Lâmpadas de assoalho são uma outra opção quando o espaço de tabela é mínimo.

Geralmente, há alguma iluminação de teto que tenta manter o ambiente com uma decoração acentuada e usar um dimmer/Bluelux pode mudar o brilho da sala facilmente. Se tudo isso parece complicado, uma boa regra de ouro é ter 4 fontes de iluminação em uma sala para produzir uma iluminação adequada. Confira 10 dicas valiosas para a iluminação aqui.

Sala de escritório

Uma iluminação específica adequada é a chave para um espaço de escritório funcional. Lâmpadas são a melhor opção para conseguir uma boa iluminação específica. Lâmpadas de mesa devem estar cerca de 40cm acima da superfície de trabalho para maximizar a eficiência e reduzir o ofuscamento.

Se a iluminação de teto é necessária, lâmpadas embutidas ou outros tipos de iluminação específica lhe permitirão direcionar a luz nas áreas que necessitam de iluminação. É sempre uma boa ideia colocar um dimmer/Bluelux na iluminação de teto para controlar o brilho, e o escritório em casa não é exceção.

Quartos

A maioria dos quartos têm iluminação de teto. Ao escolher uma luminária de teto, procure por algo decorativo que se encaixe ao estilo do quarto. Lustres são muito populares e parecem opulentos. Não tenha medo de usá-los! Novamente, certifique-se de que escolhendo um lustre montado nivelado ou semi nivelado, você instalará um dimmer/Bluelux Pro. Ele lhe dará opções de brilho de todos os tipos, desde um brilho suave até um brilho temperamental.

Iluminação de cabeceira também é importante. Ela lhe proporciona iluminação adicional para a leitura. Para a iluminação máxima, as lâmpadas não devem estar mais do que 30cm de distância a partir do lado da cama. Tente escolher as luminárias adequadas e instale um Bluelux para que você sempre tenha o nível de luz necessária na hora de ler, etc.

Não há espaço para uma lâmpada de cabeceira? Tente arandelas montadas na parede. Você pode comprar arandelas conectadas ou ligadas por fio e manter suas mesas de cabeceira livres para aquela pilha de revistas que tem vontade de ler.

CONCLUSÃO

Enfim, como você pode ver, a iluminação é uma parte crítica na decoração da sua casa. Se você escolher uma iluminação nova, tente ser coerente com o estilo e acabamento da iluminação. Se você ama a iluminação tradicional com acabamento em bronze antigo, em seguida, tentar manter todos os equipamentos de estilo tradicional com um acabamento de bronze antigo.

Tal como acontece com todas as mudanças elétricas, verifique se você tem um eletricista licenciado para fazer as instalações. Segurança vem sempre em primeiro lugar.

A iluminação pode realmente fazer ou quebrar um espaço. Se está sentindo que o seu espaço não está funcionando para você, olhe para a iluminação pela primeira vez. Certifique-se que ela está adequada e tem a capacidade de ser dimerizável. A iluminação não só pode dar-lhe a capacidade de criar uma guia de boas-vindas, ela pode criar muitos níveis diferentes de luz compatível com seu estilo de vida.

Sabendo apenas as poucas fórmulas que demos, você pode criar um ambiente que seja agradável a sua família e seus convidados. Então dê uma boa olhada em sua casa, faça algumas mudanças de iluminação pequenas e veja o que acontece!

Fonte:
How To Decorate – https://goo.gl/6KaLBj

Compartilhe o conteúdo deste artigo em suas redes sociais:

Menu