Natal: como decorar a casa com pisca pisca de forma segura

Sabemos que dezembro chegou graças ao clima que só as luzes – conhecidas popularmente como pisca pisca – trazem. De todas as cores, tamanhos e formatos, as luzes são indispensáveis na decoração para deixar a casa mais aconchegante. No entanto centenas de casas são cenários de acidentes por conta da decoração natalina todos os anos. Por isso, por mais bonitas que as luzes possam parecer, é preciso ter cuidado com a instalação desses equipamentos. Veja a seguir como deixar sua casa linda e, ainda assim, segura com dicas simples.

Confira se o pisca pisca está funcionando bem

Confira se as luzes estão funcionando bem

Veja como estão suas lâmpadas do ano anterior

Se você for reaproveitar o pisca pisca do ano anterior, ou até mesmo se comprou novos, confira se todas as lâmpadas estão funcionando. Caso contrário, é importante trocar as lâmpadas que estiverem queimadas por novas para prevenir riscos de aquecimento. Nada de gambiarras! Também é preciso ter atenção se os cabos não estão danificados ou frouxos antes de ligá-los. Ver as instruções do fabricante para ter certeza que tudo está nos conformes é essencial!

Cuidado com onde ilumina

Um segundo ponto muito importante na prevenção de acidentes é observar onde suas luzes pisca pisca serão instaladas. Jamais deixe-as próximas a materiais e decorações que possam queimar com facilidade como cortinas, madeira ou papel, por exemplo. Grande parte dos acidentes relacionados às luzes de natal ocorrem devido ao aquecimento das lâmpadas em contato com esses materiais. Uma opção para ter mais segurança é o uso de pisca-piscas com lâmpadas LED, que além de gastarem 80% menos energia elétrica e terem uma vida útil maior, também aquecem muito menos.

Instalação de luzes de natal

Não coloque mil extensões na mesma tomada!

Pode parecer óbvio, mas não utilize luzes comuns em ambientes externos, principalmente descobertos. Existem equipamentos no mercado feitos especialmente para decoração desses lugares! Vale lembrar que, mesmo nesses casos, apenas ligue as tomadas dos equipamentos em ambientes protegidos do sol e da chuva. Colocar muitas lâmpadas com milhares de extensões também não é nada seguro!

Não deixe as luzes acesas para as paredes

Como ligamos as luzes à noite, é bom lembrar de não deixar sua árvore de natal e decoração acesas enquanto você dorme ou não está em casa. Segundo a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), os gastos na conta de energia elétrica podem subir de 10% a 15% com o uso de decoração natalina. Portanto, além de ser um perigo para sua casa, deixar as luzes na tomada também pode ser um perigo para o seu bolso.

Não deixe as luzes acesas para as paredes

Deixar as luzes acesas enquanto você sai pode não ser uma boa ideia

 
Bom, agora decorar a casa para o natal pode não parecer tão simples assim, não é? Mas tenha certeza que, colocando estas dicas em prática ao iluminar a casa para as festas, você pode aproveitar o momento com muito mais tranquilidade. Então junte a família, pegue as luzes de natal e mãos a obra!

Compartilhe o conteúdo deste artigo em suas redes sociais:

Menu