O Ano Internacional da Luz

2015 está acabando, mas não poderíamos deixar de comentar sobre o Ano Internacional da Luz, não é mesmo?

O ano de 2015  foi proclamado o Ano Internacional da Luz pela ONU no final de 2013 com a intenção de que a UNESCO promovesse ações para informar a importância da luz na nossa vida e no bem estar geral.

A escolha do tema e sua pertinência no mundo atual é clara em diversas dimensões. Hoje em dia a luz é aplicada na saúde, comunicação, economia, ambiente e sociedade.

Logo do Ano Internacional da Luz 2015

Logo do Ano Internacional da Luz 2015

O ano procurou explorar a luz nessas quatro dimensões, Ciência, Tecnologia, Natureza e Cultura para pensarmos sobre as inúmeras possibilidades que ainda podemos encontrar.

Sem a luz do Sol não seria nem possível a vida na Terra, agora imagine ficar sem luz e pense como seria viver sem ela. Quase impossível nos dias de hoje.

As invenções relacionadas à luz também são muito importantes, como por exemplo os japoneses que ganharam o prêmio Nobel de física pelo desenvolvimento do LED azul.

Invenções também que hoje já são comuns como a lâmpada incandescente de Thomas Edison, que evoluíram até lâmpadas LED, são fundamentais em nossa vida e estão melhorando a cada ano.

A escolha do ano de 2015 deu-se também por coincidência com alguns aniversários importantes na história da ciência como:

  • 1000 anos em que Ibn Al Haytham escreveu o primeiro “Livro de Ótica” (1015);
  • 200 anos em que Fresnel apresentou a “natureza ondulatória da luz” (1815);
  • 150 anos desde que Maxwell publicou sua teoria de Eletromagnetismo, apresentando “a luz como ondas eletromagnéticas” (1865);
  • 100 anos em que Einstein publicou a teoria da Relatividade Geral, apresentando a “luz no espaço e no tempo” (1915);
  • 50 anos desde que Arno Penzias e Robert Wilson descobrem a Radiação Cósmica de Fundo, “a luz mais antiga do Universo”; e ano em que Charles Kao apresentou a tecnologia da fibra óptica (1965).

Cabo de fibra óptica transmitindo luz Fonte: Wikipedia

Nós da Bluelux trabalhamos todo o ano de 2015 para trazer maior conforto para você através do controle de sua iluminação.

Links úteis:
International Year of Light
Japoneses inventores do LED azul ganham o Nobel de física

Fontes:
Sobre o Ano Internacional da Luz 2015

Compartilhe o conteúdo deste artigo em suas redes sociais:

Menu