Contatores: o que são e para que servem

Existem diversos dispositivos elétricos, e para aqueles com maior potência – normalmente motores e equipamentos industriais – realizar acionamentos pode ser complicado. Afinal, interruptores comuns queimariam facilmente graças às altas correntes destes circuitos. Por isso existem os contatores, que apresentam contatos mais adequados ao acionamento e muitas formas de se ligar e desligar equipamentos com maior segurança. Conheça o básico sobre esses equipamentos tão importantes a seguir.

O que são contatores

Contatores são dispositivos eletromecânicos que permitem o acionamento de cargas que exigem correntes maiores, como motores trifásicos e resistências industriais, por exemplo. Semelhantes ao relés, os contatores possuem uma bobina, um núcleo e um conjunto de contatos de força e de comando. Essas partes, em conjunto, são responsáveis pelo funcionamento do dispositivo graças ao eletromagnetismo. O fenômeno é responsável pelo acionamento dos contatos, os quais ligam e desligam os equipamentos elétricos a eles conectados.

Contator

Como funcionam

Os contatores de potência atuam principalmente em sistemas trifásicos, isto é, sistemas que fornecem grandes correntes elétricas e onde os equipamentos precisam de três linhas de fase para funcionamento. Desse modo, eles funcionam como interruptores para os equipamentos de maior potência, garantindo maior vida útil aos equipamentos e permitindo também que sejam controlados à distância. Assim, os contatores conferem mais segurança e facilidade de manuseio de equipamentos que podem apresentar perigos aos profissionais da área de elétrica.

Existem contatores com diversos tipos de contato:

Tipos de contatos

A combinação dos tipos de contatos aos circuitos e equipamentos a serem utilizados proporciona uma ampla variedade de usos para os contatores

  • Contatos normalmente abertos (NA): permanecem sempre na posição aberta, e se fecham quando acionados, permitindo passagem de corrente elétrica.
  • Contatos normalmente fechados (NF): permanecem sempre na posição fechada, e se abrem quando acionados, interrompendo a passagem de corrente elétrica.
  • Contatos comutadores: possuem as duas funções no mesmo contato, com uma parte NA e outra NF. São empregados não para ligar ou desligar, mas sim para comutar entre diferentes partes de um circuito.

Controlando contatores pelo celular

Para acionar equipamentos de maiores potências pelo celular, como motores e freezeres, você pode conectar um Bluelux Switch a um contator. Unindo o módulo Bluelux controlado por aplicativo ao contator, que aciona o equipamento elétrico, você tem ainda mais facilidade e segurança para seus acionamentos, além de ainda poder usar todas as funções de automação que só a Bluelux oferece, como agendamento de horários, criação de cenas e muito mais. A instalação é simples, conforme o diagrama abaixo:

Instalação de Bluelux com contator

Ligue seu Bluelux Switch a um contator e acione cargas de alta potência pelo celular

Aproveitar as vantagens da automação para poder acionar equipamentos é mais fácil do que se imagina! Conheça os produtos Bluelux na nossa loja virtual e comece a automatizar sua iluminação e eletrônicos sem complicações.

 

Compartilhe o conteúdo deste artigo em suas redes sociais:

Menu