Como economizar energia com o fim do horário de verão

Além de causar um pouco de confusão em brasileiros de 10 estados todos os anos, o horário de verão também é uma medida responsável por economizar energia elétrica no país. Como durante o solstício de verão temos mais tempo de luz solar, ao adiantarmos os ponteiros em uma hora também aproveitamos melhor a iluminação natural. Apenas a mudança no relógio já faz diferença no consumo de energia, mas se engana quem pensa que é difícil continuar economizando sem a ajuda do horário de verão.

Para economizar energia, o mais importante é ficar atento ao tempo em que os seus equipamentos ficam ligados e à potência de cada um.  É bem simples: tirar os eletrônicos da tomada, tomar banhos mais rápidos e abrir menos a porta da geladeira são algumas atitudes essenciais para que a conta de luz venha mais barata. Confira algumas dicas simples e rápidas que fazem toda a diferença no fim do mês:

Você está pagando, mesmo sem usar

Sabe aquela luz vermelha da sua TV que fica acesa quando você está indo dormir? Você está pagando por ela, mesmo sem ver nenhum filme ou novela. Segundo o Instituto Akatu, os equipamentos que ficam ligados na tomada em standby representam um consumo de até 12% de energia em uma casa. Desconectar seu computador, TV e micro-ondas da tomada quando não estão em uso é uma atitude simples e rápida, mas ainda assim de grande eficiência.

Geladeira não é feita para pensar na vida

Para a maior parte das pessoas, abrir a porta da geladeira às vezes parece um convite à reflexão. No entanto, é melhor deixar para pensar na vida em outra ocasião, já que ao abrir a porta você faz com que o ar resfriado saia e dê lugar ao ar ambiente, mais quente. Assim, a temperatura da geladeira fica desregulada e ela trabalha para diminuir a temperatura novamente, gastando mais energia por conta dos motores. Logo, vale a pena pensar bem no que você vai pegar para comer antes de ir para a cozinha para passar minutos pensando sobre a vida, o universo e tudo mais enquanto sua conta de luz só encarece.

Para economizar energia também vale a pena não secar roupas e calçados atrás da geladeira, verificar se as borrachas da porta estão boas, sem deixar nenhuma fresta e também realizar o degelo sempre que necessário, para que o ar circule com mais facilidade no eletrodoméstico.

Banho relaxante é banho rápido

Banhos rápidos ajudam a economizar energia e água

Não tem como resistir a tomar um banho gelado para se refrescar no calor. Mas, com o fim do verão, o chuveiro acaba se tornando o maior vilão da sua casa. Tomar banhos rápidos, fechando o registro ao se ensaboar, além de contribuir para um menor gasto de água também representa uma economia grande em energia elétrica, já que a potência desse equipamento é muito alta. O bom senso, nesse caso, pode ajudar a economizar tanto na conta de água quanto na de luz.

Para economizar energia, nada de luz acesa para as paredes

A melhor maneira de economizar energia na iluminação é, assim como propõe o horário de verão, aproveitar a luz do Sol. Abrir as janelas durante o dia e não deixá-las acesas sem necessidade ajudam a diminuir os gastos, mas ficar atento aos tipos de lâmpadas da sua casa pode ser ainda mais importante. Algumas lâmpadas têm potência menor e iluminam mais do que outras, então é aconselhável substituir lâmpadas mais antigas, como as incandescentes, por fluorescentes ou lâmpadas de LED, que em geral gastam até 80% menos do que as incandescentes. A Bluelux também pode te ajudar nessa parte, já que com nosso aplicativo você pode programar o acionamento das suas lâmpadas somente durante a noite, por exemplo, além de controlar o brilho de acordo com o momento do seu dia e evitar gastos desnecessários.

Com essas pequenas mudanças na rotina, além de contribuir com o meio ambiente, você também pode evitar um gasto desnecessário pesando no seu bolso. Se mesmo sem o horário de verão é possível economizar energia sem muito esforço, por que não tentar?

Compartilhe o conteúdo deste artigo em suas redes sociais:

Menu