Comando de voz: a nova maneira de falar com a sua casa

A cada dia as pessoas procuram escrever menos. Seja por comodidade ou simplesmente preguiça, pesquisar algo no celular por comandos de voz e enviar áudios em vez de mensagens de texto tem sido uma facilidade que permite o usuário economizar um bom tempo enquanto faz outras coisas. Com essa tendência, o desenvolvimento de novos gadgets que suportem comandos de áudio, assim como a tecnologia de reconhecimento de voz, tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. Hoje os assistentes pessoais por comando de voz já estão presentes na vida de muita gente, e entrar em casas onde as pessoas conversam com máquinas é uma realidade que já existe e está tomando conta dos lares ao redor do mundo.

Os assistentes por comando de voz

Os assistentes pessoais inteligentes, ou IPA (Intelligent Personal Assistants, em inglês), normalmente com caixas de som conectadas ao Wi-Fi, são equipamentos capazes de realizar algumas tarefas aos seus usuários, conectando-se à internet e aos demais aparelhos da casa que estejam na rede. Com eles é possível tocar uma playlist, saber sobre a previsão do tempo, verificar sua agenda, fazer sua lista de compras e até mesmo ouvir uma piada utilizando apenas o comando de voz. É como se você tivesse um assistente disposto 24 horas a responder suas dúvidas e a pedir o que você não tem tempo para fazer – ou apenas não está tão disposto assim.

Amazon Echo

A empresa de ecommerce Amazon, em 2014, lançou a primeira versão do seu produto Amazon Echo – ou Alexa, para os mais íntimos – que foi o primeiro dos assistentes por comando de voz que ficou mais conhecido. O produto, que consiste basicamente em uma espécie de tubo preto, se espalhou pelas residências americanas, e a integração com equipamentos da casa como TVs, lâmpadas e refrigeradores revolucionou a vida doméstica das pessoas, resultando em um novo conceito em automação residencial. Com a palavra “Alexa”, os usuários ativam o assistente, que passa a ouvir o que for pedido. Assista ao vídeo de apresentação do Amazon Echo Dot, uma versão mais simples e menor do assistente, e veja seu funcionamento:

Google Home

No fim do último ano, a Google lançou como concorrente o Google Home, que também promete realizar as mais diversas funções por comando de voz utilizando a plataforma desenvolvida pela empresa. Usando “Ok, Google” como palavra-chave para o comando de voz e com um design diferente, o assistente também conta com 7 opções de cores e um preço um pouco mais em conta em relação à versão completa do seu concorrente da Amazon. No entanto, como foi lançado mais tardiamente, há quem diga que o Echo possua um ponto a mais em relação aos comandos e funcionalidades. Confira o vídeo promocional:

A conexão entre as diversas plataformas para proporcionar uma vida melhor só tende a crescer, e com a ascensão dos assistentes pessoais por comando de voz, tudo tende a ficar ainda mais conectado e a possuir um controle cada vez mais facilitado e acessível. A Bluelux, inserida neste meio, também estará integrada a esses assistentes para que você, além de poder controlar suas lâmpadas pelo aplicativo no celular, também possa fazer isso apenas usando o comando de voz. Afinal, pra que apertar botões em um mundo onde você pode simplesmente falar com a sua casa?

Compartilhe o conteúdo deste artigo em suas redes sociais:

Menu