Baterias para iluminação solar

Pesquisadores da Universidade Coreana Kyung Hee propuseram um modelo para reciclar baterias de smartphones e as utilizar em sistemas de iluminação solar – promovendo crescimento energético e econômico para comunidades rurais.

Apesar dos altos preços, smartphones possuem um tempo médio de uso de três anos antes de serem descartados. No entanto, as baterias de íons de Lítio que servem para alimentá-los podem durar até cinco anos.

Isso significa que, a cada smartphone descartado além de gerar uma quantidade maior de lixo eletrônico , temos um grande desperdício de vida útil da bateria.

Para diminuir esse descarte desnecessário de lixo no ambiente e promover armazenamento de energia para comunidades rurais, pesquisadores da Universidade Kyung Hee de Seoul pensaram em uma solução.

baterias-de-smartphone-min

Muitos celulares e baterias vão para o lixo ainda com vida útil.

Eles propuseram um modelo para reciclar as baterias e aproveitar o tempo de vida não gasto, adaptando-as em unidades de armazenamento de energia em placas solares para lâmpadas LED.

O programa proposto consiste de cinco passos gerais:

1. Coleta das baterias; 2. Teste e seleção; 3. Produção do sistema; 4. Comercialização; e 5. Instalação.

Cada um desses passos proverá oportunidades para a criação de empregos.

As velas e lamparinas de querosene utilizadas para iluminar as casa de muitas comunidades rurais são perigosas, ineficientes e possuem um preço maior do que o de um pequeno sistema de iluminação solar.

lamparina-min

Iluminar as casas com velas e lamparinas é pior e mais caro do que utilizar sistemas com baterias (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

As baterias são um dos componentes mais caros de um sistema solar residencial e contribuem significativamente na inviabilização de sistemas de iluminação de qualidade em comunidades rurais.

Baterias de carros antigos, que são compostas de àcido-chumbo, normalmente são usadas em sistemas improvisados de armazenamento de energia, mas não duram muito tempo.

Uma bateria de celular padrão com capacidade de 1000 miliampères/hora pode fornecer energia para alimentar uma lâmpada de LED de 1W durante cerca de três horas, brilhante o suficiente para leitura e escrita.

Quando conectada a um pequeno painel solar, esse sistema pode durar cerca de três anos sem precisar de nenhuma manutenção.

Os pesquisadores também construíram um sistema completo de 12 volts feito com três baterias com capacidade de 3100 miliampéres/hora cada, uma lâmpada de LED de 5W e um pequeno painel solar por menos de 25 dólares.

iluminacao com baterias-min

Sistema produzido pelos pesquisadores para iluminação solar com baterias recicladas de celulares.

Esses sistemas possuem a capacidade de iluminar um quarto por cerca de cinco horas por dia e podem durar aproximadamente três anos sem nenhuma manutenção.

Os planos futuros do projeto são coletar as baterias, sistemas de reciclagem e contribuir para a redução do custo de sistemas solares para populações rurais de países em desenvolvimento.

E você, gostou da solução? Que tal pensar em novas ideias para reciclar as baterias de seu smartphone velho e outros materiais da sua casa? Compartilhe com a gente suas ideias e sugestões.

Fonte: EurekAlert!

Compartilhe o conteúdo deste artigo em suas redes sociais:

Menu