As tendências de tecnologia na CES 2017

Começou nesta semana, em 5 de janeiro, a Consumer Electronics Show (CES): uma das mais relevantes feiras de tecnologia do cenário mundial. No evento, que acontece em Las Vegas e irá até dia 8, os visitantes se deparam com mais de 3800 companhias que apresentam o que se tem de mais inovador e tecnológico nos novos produtos que prometem aquecer o mercado da tecnologia e deixar os visitantes se sentindo em uma série de ficção científica.
A edição de 2017 marca o aniversário de 50 anos da feira, que nesse tempo de história já lançou diversos produtos conhecidos globalmente, como o querido videogame Super Nintendo e até mesmo o não mais tão usado DVD. Dessa vez, os principais lançamentos da feira envolvem produtos dignos de filmes de ficção científica, e nós da equipe Bluelux separamos alguns dos principais destaques da CES 2017.

Carros inteligentes

imagem: exprees.co.uk

imagem: exprees.co.uk

Automóveis que se auto dirigem, como o novo Audi Q5 SUV da empresa coreana Hyundai, têm chamado muita atenção de quem passa pelo evento. Empresas reconhecidas no ramo da informática como AT&T, Intel e NVidia prometem adentrar neste mercado desenvolvendo a tecnologia, que se revela uma forte tendência ao apresentar algo tão desejado por tantas pessoas. Afinal, quem não gostaria de ter um motorista particular?

TVs superfinas

Nova TV Bravia

imagem: mobilenapps.com

A cada dia podemos ver mais e mais aparelhos de TV de diferentes tipos e tamanhos, com imagens beirando a perfeição. Mas, dessa vez, a novidade apresentada na CES 2017 está em aparelhos como a TV Bravia A1E OLED da Sony, que além de contar com resolução 4K, imagens em HDR e uma espessura próxima aos 2,5 milímetros, também é capaz de reproduzir o som a partir da própria tela. A própria superfície da TV funciona também como auto-falante por meio de vibrações no display, que são imperceptíveis aos olhos humanos. O som, agora, chega até o espectador a partir da própria imagem.

Smart Home

É claro que a categoria da Bluelux não poderia ficar de fora desta seleção! A utilização de gadgets conectados à vida doméstica das pessoas é uma das principais tendências no ramo da tecnologia atualmente, e, entre tantas novidades, é possível se deparar com os mais diferentes produtos capazes de tornar as nossas casas mais inteligentes e eficientes.

Apresentação do robô Hub

imagem: theverge.com

Depois do desenvolvimento de assistentes domésticos fixos em cômodos da casa, o Hub, um “robô mordomo” desenvolvido pela LG, inova com sua locomoção independente, respondendo a comandos de voz e realizando funções que vão desde pré-aquecer um forno conectado para que você faça um bolo a até mesmo controlar um cortador de grama.

imagem: cnet.com

imagem: cnet.com

Quem tem animais de estimação conhece bem a dificuldade encontrada quando é preciso viajar. Pensando nisso, uma startup criou o Catspad: um alimentador automatizado para gatos que, conectado ao wifi, pode ter as quantidades de e comida água filtrada controladas por um aplicativo de smartphone. Além disso, o aplicativo também consegue monitorar as informações nutricionais dos felinos a distância, tendo diversas opções de distribuição de ração. O projeto foi apresentado na CES e está disponível para apoio em uma plataforma de financiamento coletivo.

imagem: macrumors.com

imagem: macrumors.com

Como já publicamos aqui no blog, a iluminação está diretamente relacionada às emoções das pessoas. Dessa forma, a empresa NanoLeaf apresenta seu produto Aurora, o qual consiste em diversos painéis triangulares que permitem iluminar ambientes em variados tons coloridos, proporcionando diferentes sensações aos ambientes de casa.

Estes foram apenas alguns dos tantos destaques da CES 2017. Apesar de a feira ter apenas começado, ainda assim deixa bem claro o seu recado: a previsão de tantas séries e filmes sobre um futuro em que tudo é automatizado está definitivamente deixando a ficção e se tornando realidade neste exato momento. Em qual filme você acha que estamos vivendo?

Compartilhe o conteúdo deste artigo em suas redes sociais:

Menu