5 Dicas de fotografia para usar a luz a seu favor

Sendo com celular ou câmera profissional, boas fotos dependem diretamente da luz. A iluminação é essencial para que você consiga melhores resultados na câmera, e conhecer a luz é importante para valorizar aquilo que se deseja fotografar. Pensando nisso, a equipe Bluelux separou 5 dicas de fotografia para você usar a luz a seu favor e deixar seus cliques ainda melhores e mais criativos.

1. Fotografia é luz

Dicas de fotografia - Diferentes iluminações

Quando se vai fazer uma foto durante o dia, o céu é quem diz como ficará a imagem. Se uma foto for feita em um dia de céu limpo ao meio dia, a luz estará forte e criará diversas sombras fortes nos objetos, resultando em uma imagem mais cheia de contrastes. A menos que a sua ideia seja exatamente essa, pode não ser legal ter um retrato com muitas sombras. Independente do horário, o importante é perceber o tipo e intensidade da luz no momento em que você fotografa: se você está em um dia nublado, suas fotos sairão com menos contrastes por conta da luz bem difusa pelas nuvens; se tira um retrato em um horário próximo ao pôr do Sol (a famosa “Golden Hour”), a luz mais alaranjada e suave pode dar um efeito mais aconchegante e mágico às suas fotografias, por exemplo.

2. Silhuetas

Dicas de fotografia - Silhueta

Muitas vezes, uma foto com menos detalhes pode ser interessante. Além de darem um toque de mistério e sofisticação, as fotos em contra-luz são relativamente simples de serem feitas: basta que o objeto seja posicionado em frente a uma fonte luminosa. Em um retrato, você pode se posicionar em frente a uma janela aberta, por exemplo, e a luz que está vindo de trás de você irá criar um grande clarão e deixar visível apenas o seu contorno.

3. Sombras também valem

Dicas de fotografia - Sombras

Quando se fala de luz, é importante lembrar que sua ausência também traz significado. Fotos com sombras podem ficar mais dramáticas e impactantes, então utilizar a sombra como elemento em suas fotos também é uma forma criativa de fazer um retrato legal. Use grades e janelas para deixar partes menos importantes do objeto na sombra e as mais importantes na luz: o contraste entre os dois cria formas que te permitem brincar e compor bons cliques.

4. Use as imperfeições

Dicas de fotografia - Flare

Ao fotografar ao ar livre ou próximo a uma fonte luminosa como uma lâmpada ou vela, por exemplo, pode ocorrer o flare. Esse fenômeno ocorre quando a luz passa diretamente através da lente da câmera, deixando formas arredondadas sobre as fotos. O que era para ser um defeito pode ser usado para deixar sua fotografia mais natural: tente posicionar seu objeto na frente da fonte luminosa e aponte a câmera bem em sua direção, testando posições em que o flare fica mais legal e agradável na composição.

5. Ilumine com qualquer coisa

Dicas de fotografia - Luz girando

Sabe aquele abajur que está no seu quarto? Ele pode te render um ensaio completo. Brincar com posições variadas de onde a luz vem pode deixar uma mesma foto totalmente diferente, ainda mais com diferentes fontes e intensidades de luz. Uma ideia da Bluelux é usar um abajur com uma lâmpada dimerizável, que pode ter o brilho controlado pelo seu celular enquanto você testa diferentes luminosidades para a sua foto.

Na maior parte das vezes, apenas uma iluminação adequada é necessária para deixar uma foto muito mais bonita. E, se temos todo tipo de luz possível à nossa disposição, seja dentro ou fora de casa, por que não usá-la a nosso favor?

 

Compartilhe o conteúdo deste artigo em suas redes sociais:

Menu